Fisioterapia

É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

O que faz o fisioterapeuta?


Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Dra. Mariani Madeira Rodrigues, Fisioterapeuta, iniciou uma nova pós-graduação em terapia manual.


A terapia manual não é apenas uma especialidade que utiliza técnicas de mobilização passiva, já que os terapeutas especializados em terapia manual utilizam inúmeras técnicas e procedimentos específicos como a massagem de tecidos moles, a facilitação neuromuscular proprioceptiva, a reeducação postural, os exercícios para melhoria da força, coordenação, flexibilidade e estabilização segmentar, assim como manipulação, mobilização articular e mobilização neural.

Os principais objetivos da Terapia Manual são:

  • Identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores.
  • Entender a relação entre as alterações do movimento normal e a disfunção dos componentes articulares, sistema nervoso e sistema circulatório.
  • Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas específicas, técnicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.