FONOAUDIOLOGIA E AMAMENTAÇÃO

FONOAUDIOLOGIA E AMAMENTAÇÃO

Na amamentação, além dos valores nutricionais que o leite materno possui, a amamentação fortalece o vínculo mãe/bebê, tem inúmeros benefícios não só para a saúde do bebê como também para a saúde da mãe.

Enquanto o bebê mama no seio da mãe, o bebê ouve os batimentos cardíacos e a respiração da mãe, sons esses que são familiares para ele, pois ele os ouvia enquanto ainda estava no ventre, e essas sensações são capazes de acalmá-lo, gerando bem estar e carinho, ajudando no seu desenvolvimento emocional.

O ato de sugar nasce com o bebê, é um reflexo e durante a sucção todas as estruturas orais – lábios, língua, bochechas, musculo da face – se desenvolvem e se fortalecem.

Algumas dicas para quando for amamentar seu bebê:

1. Sente-se em uma cadeira confortável, onde suas costas fiquem confortáveis, procure deixar os braços apoiados, e se puder também apoie suas pernas e pé.

2. Ao colocar o bebê para mamar, deixe-o numa posição quase sentada, os lábios devem ficar viradinhos para fora, como uma “boquinha de peixe”

3. A pega deve acontecer abocanhando o mamilo e a maior parte possível da auréola(parte mais escura do peito).

4. Caso tenha que interromper a mamada, não puxe o mamilo para fora da boca do bebê, pois isso poderá causar dor e lesões no mesmo. Para evitar esse incômodo, introduza o dedo mínimo no canto da boca da criança e pressione levemente , desfazendo o vácuo e ele soltara naturalmente o mamilo

Lembre-se: o momento da amamentação, é uma ótima oportunidade para você conversar e tocar seu bebê, ele já é capaz de sentir e entender todo seu amor e carinho. Por isso, procure um local tranquilo, onde você possa ter esse momento tão especial com seu filho.