Hábitos Deletérios

Hábitos Deletérios

Hoje é dia de falar dos hábitos deletérios, Os hábitos bucais deletérios alteram o padrão de crescimento normal e danificam a oclusão, determinando forças musculares desequilibradas que, durante o crescimento, distorcem a forma da arcada dentária e alteram a morfologia normal.

Mas quais hábitos? O uso prolongado da mamadeira, chupeta, sucção digital, onicofagia, respiração oral, deglutição atípica entre outros. Mas o grau de desvios funcionais proporcionados pelos hábitos depende da tríade que consiste em intensidade, frequência e duração; podendo ser influenciado pela predisposição e saúde individual, idade e condições nutricionais.

Os hábitos orais deletérios necessitam de uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar para a sua remoção, não apenas no contexto do processo mecânico ou funcional, mas considerando as suas implicações emocionais. Assim, contemplaria a atuação conjunta da fonoaudiologia, com as especialidades odontológicas da odontopediatria, ortodontia ou ortopedia dos maxilares e com a psicologia.
Se seu filho apresenta esses hábitos, procure a ajuda de um fonoaudiólogo ou outro profissional da área.

Equipe de Fonoaudiologia Clínica CATES.