TESTE DA LINGUINHA

TESTE DA LINGUINHA

É um exame que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela alteração do frênulo lingual que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, mastigar, deglutir e falar.
A criança que tem alteração do frênulo lingual pode apresentar segundo a Marchesan, imprecisão articulatória; distorção ou troca do fonema /ɾ/; abertura restrita da cavidade oral; imprecisão ou ineficácia dos movimentos da língua em movimentos isolados; protrusão lingual com formação de coração no seu ápice, com anteriorização restrita, ou, ainda, levando seu ápice para baixo; língua com postura no assoalho da boca; dificuldades de realizar movimentos com a ponta da língua; dificuldades na sucção; mastigação ineficiente e deglutição alterada por dificuldade de acoplamento da língua no palato duro
Através da Lei nº 13.002, de 20 de junho de 2014, foi decretado que todos os hospitais e maternidades são obrigados a realizar o protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês.
O protocolo de avaliação do frênulo da língua para bebês foi desenvolvido durante o mestrado da Fonoaudióloga Roberta Lopes de Castro Martinelli na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
O teste da linguinha deve ser realizado por um fonoaudiólogo capacitado, nas primeiras 48 horas, deve-se realizar uma avaliação anatomofuncional. Se o resultado da aplicação do protocolo for maior de 7, deve-se encaminhar para realizar o pique, se for menor que 7 deve-se realizar uma reavaliação após 30 dias do nascimento.
A cirurgia para correção do frênulo lingual é realizada por Odontólogos e Médicos. Os procedimentos utilizados podem ser a frenectomia, a frenuloplastia e a frenotomia. Na frenectomia, o cirurgião remove o frênulo lingual; na frenuloplastia, é feita uma reposição cirúrgica do frênulo; e na frenotomia, é realizado o corte e divulsão do frênulo lingual.
Não deixe que seu filho tenha dificuldade em sugar, mastigar, deglutir e falar, procure um fonoaudiólogo e faça o teste da linguinha!